-
Arquitetos: Estúdio Mariana Vilela
- Área: 600 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Pedro Kok
-
Fabricantes: Lindinger Holztechnik, Reger Werbearchitektur, Steiner
Descrição enviada pela equipe de projeto. A exposição realizada no Museu de Arquitetura da Universidade Técnica de Munique de 13 de junho a 8 de setembro de 2019, propôs reunir edifícios, espaços abertos, elementos infraestruturais de diversas escalas e usos – publico, semi-público, privado – tanto em sua dimensão histórica e social quanto a sua relação com o tecido urbano da cidade de São Paulo. O argumento principal da curadoria é que estes edifícios são, por vezes, exemplos notáveis da arquitetura paulista, outras apenas partes da infraestrutura da cidade. O que os torna extraordinários é sua capacidade de interação com o público e a cidade, e como a generosidade de seus espaços promovem diferentes tipos de interação.
Assim, o desenho desta exposição parte da ideia de criar uma (infra)estrutura simples, aberta e flexível em que os muitos aspectos da vida destes edifícios pudessem se revelar e que os visitantes explorassem o espaço como uma experiência corporal.
A primeira sala reúne oito edifícios divididos em duas categorias: Edifícios Multiprogramáticos [Centro Cultural São Paulo, Sesc Pompeia, Centros Educacionais Unificados e Sesc 24 de Maio] e Espaços Abertos [Marquise do Ibirapuera, CEAGESP, Praça das Artes e Elevado João Goulart]. O conceito primordial desta sala é densidade. Estruturas leves e transparentes inspiradas em andaimes servem de suporte para o conteúdo, permitindo que os visitantes descubram a multiplicidade destes edifícios percorrendo livremente um espaço permeável, cambiante e diverso.
A segunda sala é sobre leveza. Uma estrutura minimalista serve de suporte para um percurso pela Avenida Paulista, através de uma maquete em escala 1:200 e vídeos que mostram sua relação com os edifícios que dilatam sua promenade e as múltiplas atividades que suporta.
A terceira sala é sobre experiência espacial. Um banco inspirado na Marquise do Ibirapuera organiza o espaço e dá a oportunidade aos visitantes de viverem a atmosfera destes espaços enquanto são convidados a ativá-lo com diversas atividades.